top of page

"A leitura deve ser para o espírito, como o alimento para o corpo, moderada, saudável e digerível." (François Fénelon)

 

A Vida Sabe o Que Faz.
Autora: Zibia Gasparetto.

     Isabel já pretendia se casar com Gilberto quando foi surpreendida: Carlos, seu ex-noivo, que foi lutar na Itália e dado como morto, voltou depois de cinco anos, cheio de amor cobrando o compromisso. Mas Isabel não quis. Carlos sofreu e se revoltou, contudo não desistiu. Inconformado com a nova realidade, utilizou a raiva para recuperar todos os anos que a guerra havia roubado de sua juventude. No decorrer desta história apaixonante, passada entre Brasil e Itália, logo após a segunda guerra mundial, descobrimos que, dependendo das atitudes de cada um tudo pode mudar, mas sempre, em todos os casos, a sabedoria da vida prevalece, sempre nos trazendo o melhor.

ALUNA MARIANA DA CAS
COMENTÁRIO:

     É uma história encantadora, como os outros livros da autora, fala sobre espiritismo. É um lindo romance e o livro mostra um ótimo ponto de vista sobre as coisas boas da vida.

O Último Olimpiano.
Autor: Rick Riordan.

     Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo titã. Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.Nesse quinto e último livro da série, o combate se acirra e o mundo que conhecemos está prestes a ser destruído. O destino da civilização está nas mãos do semideus anunciado na antiga profecia, e Percy está perto de completar dezesseis anos – a dúvida é: o herói será ou não capaz de tomar a decisão correta?

ALUNO ISMAEL LIMA
COMENTÁRIO:

     Este livro conta a guerra final dos semideuses contra o exército de Cronos. Muitas coisas importantes acontecem, e tem muita ação e romance. Recomendo esse livro pra todos que gostam de ação.

O Herói Perdido.
Autor: Rick Riordan.

     Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
     Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
     Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

ALUNO SÉRGIO LIMA
COMENTÁRIO:

     “O Herói Perdido” é uma nova série do autor Rick Riordam, onde além de mitologia grega, ele se aprofunda mais em mitologia romana, com assuntos mais específicos.

     Gostei deste livro porque é objetivo ,mais focado em um assunto, repleto de ação e aventura fazendo com que o leitor leia cada vez mais este viciante livro.

O Filho de Netuno.
Autor: Rick Riordan.

     A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth.
     Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.

ALUNO SÉRGIO LIMA
COMENTÁRIO:

     “O Filho de Netuno" é uma livro simples querendo mostrar a mitologia romana com outro ponto de vista.Este livro é interessante, porque além de mostrar um novo semi-deus mostra também que a mitologia romana não foi uma simples “cópia” da mitologia grega por parte dos romanos , pois cada um possui suas próprias culturas e costumes.

 

Deusa da Rosa.
Autora: P. C. Cast.   

     Não é um dedo verde que mantém as rosas da família Empousai desabrochando há séculos, mas sim as gotas de sangue que suas mulheres derramam em segredo por seus jardins. Mikki, entretanto, prefere esquecer essa peculiaridade e levar uma vida normal. Até o dia em que, sem querer, realiza um ritual e acaba num reino estranhamente familiar: o Reino das Rosas. De acordo com Hécate, a deusa desse reino, Mikki possui o sangue de uma alta sacerdotisa correndo nas veias, e o Reino das Rosas já esperava por ela. Em um acesso de raiva, que Hécate teve há muito tempo, ela amaldiçoou seu guardião com um sono do qual ele poderá despertar apenas por intermédio de uma de suas sacerdotisas. E a deusa conta com Mikki para colocar as coisas em ordem. A princípio, o guardião-fera deixa Mikki apavorada; porém, logo ele a fascina mais do que qualquer outro homem já conseguiu. O único modo para ele e o reino serem salvos, contudo, é se Mikki sacrificar seu sangue e sua vida... 

 

ALUNA NATÁLIA DI GIACOMO
COMENTÁRIO:

     Uma história na qual é bem parecida com histórias infantis, como bela e a fera. Quando uma simples menina é escolhida para virar a Deusas das Rosas e se apaixona pelo Guardião das Rosas que é uma fera. Um livro muito criativo de se ler, e a história é fascinante aconselho muito.

 
Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Autora: J. K. Rowling.

     Deveria ser um livro só para o público infanto-juvenil. Mas, no mundo inteiro, gente de idades variadas lê Harry Potter - um fenômeno da literatura mundial que desafia crenças e estimativas.
     Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo.
     No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.
     Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal - a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto.

ALUNA ANA VITHORIA
COMENTÁRIO:

     “Harry Potter e a Pedra Filosofal” é um livro que qualquer um gostaria de ler, a autora do livro J.K. Rowling soube construir um clássico da nossa época, conseguindo impressionar jovens, crianças e adultos. Recomendo esse livro para todos e acho que todos irão gostar.

As Aventuras de Pi.
Autor: Yan Martel.
     A vida é capaz de pregar cada peça... Tomemos o exemplo de Piscine Molitor Patel, também conhecido como Pi, sim, isso mesmo, igual a 3,14. Um menino indiano de dezesseis anos, filho do dono de um zoológico, vegetariano e... bom... hindu, cristão e muçulmano. Muito bem; pois esse jovenzinho absolutamente normal será lançado numa das maiores aventuras já idealizadas pelo homem moderno, uma luta pela sobrevivência em meio à natureza selvagem e imprevisível do Pacífico. Somos apresentados a esse cativante personagem que subitamente perde tudo - os sonhos, a família, um futuro - após o naufrágio de seu navio. Pois tudo que lhe resta são um vasto oceano, um bote e uma tripulação de sobreviventes composta de uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre-de-bengala, animais do antigo zoológico. Animais selvagens, ferozes e letais, diga-se de passagem. É uma história e tanto, não é?
 
ALUNO LUÍS VINICIUS,
COMENTÁRIO:

     O livro conta a história de um garoto que morava em uma pequena cidade da Índia, e seus pais eram donos de um zoológico. Passando algum tempo, resolveram ir morar na América, o naviu naufragou e ai começou as aventuras de Pi.

     O livro é muito bom, é emocionante. Recomendo a leitura para todas as idades.

 
Em breve, novas obras literárias.
bottom of page